segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Um leitor pergunta como aprender a acompanhar a Missa Tridentina

Olá, Cláudio Loureiro! No dia 20/10 fui à Missa Tridentina e pretendo voltar em breve, pois não costumo passar os finais de semana em Recife. Gostaria de saber como posso acompanhá-la melhor em latim, percebi que há um caderno distribuído em menor quantidade e queria saber se podes me passar o arquivo para que eu mesmo imprima para tê-lo comigo na próxima vez. :)
Bem, a melhor forma de aprender a acompanhar a Missa Tridentina é, sem dúvidas, com a prática da assistência. Existem circulando na internet alguns áudios das orações ordinárias da Missa, mas eu não indico porque americano falando latim é horrível. Para aprender a pronúncia das orações a melhor forma é a assistência mesmo. Não é difícil acompanhar, pois a "coluna" da Missa Tridentina é de sequência quase igual à Missa Nova (entrada, ato penitencial, glória, coleta, etc.). O que existe é a dificuldade atrelada à vergonha, principalmente no início, da pessoa que está principiando a rezar o latim. Vá, reze e não tenha vergonha de errar. Todos que hoje sabem de cor as orações (inclusive eu) erraram quando estavam aprendendo. Para você ter uma ideia, na primeira Missa que eu servi como acólito eu ainda não sabia as orações aos pés do altar totalmente de cor. Outra técnica também (e desta eu usei para decorar as orações aos pés do altar) era copiar várias vezes as orações a próprio punho com o propósito de decorá-las. A segunda é mais rápida.

Quanto ao ordinário da Missa que você pede que eu forneça segue aqui. Nesse link tem a opção de download.

2 comentários:

  1. Que bom! Creio que muitos gostariam de saber quando ajoelhar, fazer o sinal da cruz e outros gestos para terem uma assistência mais plena.

    ResponderExcluir
  2. Essas informações, Anésia, podem ser obtidas aqui:

    http://apologeticacatolicablog.blogspot.com.br/2011/10/participacao-na-santa-missa-rito.html

    ResponderExcluir